terça-feira, 6 de março de 2018

Diário # 10 - É importante deixá-los desarrumar o quarto



É verdade que pode ser muito cansativo, mas é importante que as deixemos desarrumar. Quando são muito pequenos não adianta dizer, arruma este se vais brincar com aquele, ainda não entendem, podemos ajudá-los a arrumar ou simplesmente arrumamos nós, para eles irem assimilando. Conforme vão crescendo, com 2 anos já sabem o que significa arrumar e devemos incentivá-los a isso.

Se o quarto fica arrumado depois de brincarem, eles saberão que isso é o certo a fazer e será mais fácil terem essa vontade de o ter arrumado quando forem maiores.

Entre os 3 anos e os 5 anos, já podem estar sozinhos no quarto a brincar, desde que estejam as tomadas e as janelas bem protegidas, as minhas brincam no quarto muitas vezes sozinhas mas eu, como qualquer mãe, estou sempre com as "antenas levantadas" a ouvir o que se passa e sempre a 2 metros de distância delas noutra divisão ao lado com todas as portas abertas. Porque é importante incutir-lhes autonomia, se não estivermos em cima deles, eles sentem-se mais responsáveis por eles próprios o que ajuda a estimular a autoconfiança. Então de vez em quando, faz bem deixá-los explorar o quarto deles sozinhos, tirar os brinquedos e os jogos das gavetas, misturar brincadeiras e jogar ao faz de conta.

Depois quando se cansam de brincar, nunca demora muito tempo nestas idades, aí temos sim que pedir que arrumem tudo nos seus lugares e não de qualquer maneira, cada brinquedo na caixa respectiva e vão ver como eles sabem sempre onde são as coisas. Devemos estar com eles neste momento, ajudá-los e orientá-los. Assim percebem que tudo deve ser organizado para quando quiserem brincar outra vez saberem onde têm as coisas. Além de que uma casa limpa e arrumada traz equilíbrio, harmonia e paz de espírito à alma ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário